SAÚDE
15 de Julho de 2016

SAIS MINERAIS: QUEM SÃO ELES? c/vídeo

 

Quem aí já se preocupou alguma vez em sua vida, se estava se alimentando o suficiente de sais minerais? Eu não! Nunca levei isso em consideração. E creio, que  muita gente também, né?  E nem sabia que os sais minerais são substâncias relacionadas com as mais variadas atividades do organismo, sendo que uma dieta saudável é fundamental para manter seus níveis adequados. Mas, afinal, o que seria esse bagulho de “sais minerais”? Eles têm a ver com a “Dona Anemia?”. Eles são  importantes para quem pratica esportes? São importantes para as crianças nossas de cada dia?

E então: Esse assunto interessa só às nossas famílias, ou uma escola que se preze, também inclui no cardápio de seus alunos os tais sais minerais? Digo, sobre as escolas municipais, e/ou aquelas que possuem um sistema de merenda escolar. Será que elas se preocupam com tal importância?

Sim, a falta deles pode nos levar a um quadro anêmico. Pode? Vejamos:

Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.

Os sais minerais são elementos que têm sua origem a partir do solo, sendo assim, os seres vivos não podem produzi-los. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial. De acordo com a necessidade diária de cada sal mineral, podemos classificá-los em:

- Macrominerais: Aqueles cujas necessidades diárias superam os 100 mg. Nesse grupo encontram-se o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.

- Microminerais: Aqueles que a necessidade diária é inferior a 100 mg. Nesse grupo, podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor

Principais sais minerais, sua função no corpo humano e alguns alimentos em que podem ser encontrados:

Cálcio: Esse sal participa da formação de ossos e dentes. Além disso, participam da coagulação sanguínea e regulam uma grande quantidade de funções celulares, incluindo-se o processo de contração muscular. O cálcio pode ser encontrado em leite e derivados, gema de ovo, cereais e legumes verdes.

Fósforo: Junto ao cálcio, o fósforo participa da composição de ossos e dentes. Esse sal também está relacionado com a produção de energia e é um dos componentes dos ácidos nucleicos. Pode ser encontrado em leites e derivados, cerais, carnes, ovos e pães.

Potássio: Esse sal está relacionado com a contração muscular e atividades dos nervos, pois atua promovendo a excitabilidade elétrica. Além disso, é um importante regulador dos batimentos cardíacos. É encontrado em frutas, cereais, leite e carnes.

Sódio: Está relacionado principalmente com a regulação do volume de líquidos corporais. Também é importante na condução do impulso nervoso, assim como o potássio, e está relacionado com a pressão sanguínea e contrações musculares. É encontrado no sal de cozinha, em alguns vegetais, queijo e diversos outros tipos de alimento.

Magnésio: Fundamental para o funcionamento adequado de nervos e músculos. Além disso, está relacionado com o metabolismo do cálcio e com a síntese de vitamina D. Esse sal mineral é encontrado em verduras com folhas verde-escuras, cereais, frutas cítricas e leguminosas.

Ferro: Por ser o componente principal da hemoglobina, esse sal mineral está relacionado com o transporte de oxigênio no nosso corpo. Encontrado em alimentos como fígado, rim, coração, gema de ovo, vegetais verdes, beterraba, feijão, cereais.

Flúor: Atua na composição de dentes e ossos. Além disso, está relacionado com a prevenção contra as cáries dentárias. Encontrado principalmente na água fluorada.

Iodo: É um sal fundamental para o funcionamento adequado da tireoide, portanto, está relacionado com o metabolismo. Encontrado em frutos do mar e no sal de cozinha iodado.

Por estarem relacionados com diversas funções do nosso organismo, uma dieta pobre em algum tipo de sal pode causar danos sérios à saúde. Um bom  exemplo é a deficiência de ferro, que pode desencadear anemia, uma doença grave que pode levar à morte se não tratada adequadamente. É importante frisar que o consumo excessivo de determinado sal mineral pode também ocasionar doenças, como é o caso dos cálculos renais.

Como dito anteriormente, uma alimentação saudável é fundamental para que seu corpo mantenha as quantidades adequadas de sais minerais. Vale destacar que muitos alimentos industrializados   podem conter uma quantidade elevada de um determinado sal, o que pode também causar problemas à saúde. Uma boa alimentação pode ser a chave para evitar diversos tipos de doenças!    http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sais-minerais.htm

Os sais minerais são muito importantes quando se prática esportes, pois quando estamos nos exercitando perdemos muito líquido, e junto com esse líquido perdemos sais minerais, e a falta desses minerais provocam a cãibra.

Abaixo, a lista dos principais minerais, e em quais alimentos são encontrados:

Cálcio (Ca) – leite e derivados, couve, espinafre e brócolis.
Fósforo (P) – carnes, ovos, cereais, etc.
Potássio (K) – banana, melão, batata, ervilha, tomate, frutas cítricas, etc.
Enxofre (S) – carnes, peixes, ovos, feijão, repolho, brócolis, cebola, alho, germe de trigo, etc.
Sódio (Na) – sal de cozinha, algas marinhas, etc.
Magnésio (Mg) – verduras, maçã, figo, nozes, etc.
Ferro (Fe) –carnes em geral, fígado, gema de ovo, aveia, feijão, aspargos, etc.
Cobre (Cu) – fígado, trigo integral, ervilhas, amendoim, nozes, etc.
Zinco (Zn) – carnes em geral, ovos, peixes, germe de trigo, castanha do Pará, ervilha, etc.
Selênio (Se) –tomate, milho e em outros cereais.
Cromo (Cr) – carnes, mariscos, cereais, etc.

Fonte:http://www.colegioweb.com.br/organizacao-e-composicao-quimica-dos-seres-vivos/sais-minerais.html#ixzz41n510pgN

Respondendo a algumas das perguntas feitas no inicio dessa matéria: Eles tem a ver sim com a anemia, principalmente em crianças e adultos. Uma alimentação  fraca em ferro provoca anemia, que é a falta de glóbulos vermelhos no sangue, tanto nas crianças, como nos adultos. Eles têm a ver com crianças sim. Uma criança com todos os sais minerais em seu organismo, cresce, tem ossos fortes, tem visão boa, tem alegria. Tem bom aproveitamento.

Esse assunto não só interessa às famílias, mas as escolas também. A escola que se preza pensa em todo o bem estar de suas crianças e faz um balanceamento dos tais sais minerais nas refeições delas. Isso deveria ser levado a rigor! E que houvesse leis amparando esse procedimento.

Para sua complementação e melhor entendimento, assista ao vídeo “SAIS MINERAIS” de Sergio Jesus. 

 
 
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